Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas registra queda de 20,7% na mortalidade por Aids e amplia ações de prevenção - Boas Novas Humaitá 96,5 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 92 98106-3000

No comando: Programação de Exemplo

Das 00:00 às 24:00

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas registra queda de 20,7% na mortalidade por Aids e amplia ações de prevenção

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas registra queda de 20,7% na mortalidade por Aids e amplia ações de prevenção

O Amazonas encerra 2025 com dados que apontam uma redução de 20,7% na mortalidade por Aids entre 2013 e 2023, conforme o último boletim HIV do Ministério da Saúde. A queda acompanha a ampliação de políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no estado.

A reorganização dos serviços de saúde, com a descentralização do atendimento para diferentes regiões, teve impacto na oferta de diagnóstico e no acesso da população aos serviços. Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a estratégia levou o atendimento a mais localidades. “Hoje, temos uma ampla rede organizada e o atendimento cada vez mais perto do cidadão. Com isso, aumentamos a testagem e a detecção precoce, o que é muito importante para o acompanhamento desses casos e a interrupção da cadeia de transmissão do HIV”, afirmou.

Municípios como Tabatinga, Tefé, Coari, Parintins, Manaus e São Gabriel da Cachoeira já contam com diagnóstico rápido implantado, enquanto outras cidades — como Borba, Lábrea, Humaitá, Eirunepé e Manacapuru — estão em fase de implementação. A expectativa é que 12 municípios passem a oferecer o serviço, ampliando a cobertura em diferentes regiões do estado.

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) recebeu 76 novos profissionais em 2025, enviados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O reforço inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais, aumentando a capacidade de atendimento às Pessoas Vivendo com HIV e Aids (PVHA).

As ações itinerantes de prevenção e testagem somaram 65 atividades ao longo do ano. Essas iniciativas distribuíram mais de 305 mil preservativos, 100 mil unidades de gel lubrificante, 2 mil autotestes de HIV e promoveram 3.500 testes rápidos.

A diretora da FVS-RCP, Tatyana Amorim, coordenadora do Programa Estadual de IST, HIV/Aids, avalia que as mudanças observadas em 2025 refletem transformações na rede. “O cuidado em IST se fortalece todos os dias, com equipes dedicadas e ações guiadas por evidências. Seguimos ampliando acesso, reduzindo desigualdades e organizando uma rede que chega aonde as pessoas estão, com prevenção, acolhimento e vigilância ativa”, afirma.

Durante 2025, novas orientações técnicas foram publicadas pela FVS-RCP. Entre elas, a padronização de laudos de testes rápidos, a autorização para prescrição da primeira Terapia Antirretroviral (TARV) por enfermeiros e recomendações de vacinação para pessoas vivendo com HIV, incluindo Hepatite A e Mpox.

A oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) foi ampliada para oito municípios, enquanto a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) alcançou 36 cidades. O estado também realizou capacitações presenciais sobre manejo clínico do HIV/Aids, além de treinamentos laboratoriais e webinars voltados a temas como PrEP e PEP.

Outra ação registrada foi a capacitação de profissionais do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ciaca), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com atualizações nos fluxos de prevenção às ISTs.

Ao longo do Dezembro Vermelho, a FVS-RCP mantém uma programação que envolve diferentes municípios, com atividades direcionadas à prevenção, ao diagnóstico e à orientação sobre HIV/Aids

 

 

 

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação 

Foto: Divulgação/SES-AM

Deixe seu comentário: